Jovem Aprendiz é Registrado CLT, é remunerado?

O jovem aprendiz é registrado CLT dentro da empresa

Existem atualmente várias formas para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho o quanto antes, uma delas é sendo jovem aprendiz. Diferentemente do estagiário e do colaborador registrado CLT, o jovem aprendiz vem a exercer cargos diferentes, com remuneração diferenciada e carga horária definida.

O jovem aprendiz tem carteira assinada pela empresa, porém as obrigações e os direitos são diferentes dos outros colaboradores que são registrados CLT. As pessoas deste programa estarão cumprindo carga horária diferente, de até 6 horas por dia, e não podem cumprir hora extra, mesmo que seja remunerado.

jovem-aprendiz-registro-clt

A remuneração para o jovem aprendiz também é diferente do registrado CLT, os adolescentes costumam receber uma bolsa auxilio, e os cargos que os mesmos possam exercer não podem ser aqueles que exijam conhecimento técnico, ou um cargo de liderança.

As empresas também podem contratar os jovens aprendizes com remuneração definida, mas que estejam obrigatoriamente pelo menos cursando o ensino fundamental, ao contrario do colaborador registrado CLT, que pode ser que não esteja estudando no momento de sua contratação. O mesmo cabe para quem já está no nível do ensino superior, não pode ser contratado dentro das especificações do programa.

O jovem aprendiz Registrado

Outra forma que também costuma ser confundida são com os cargos de estágio dentro da empresa e o programa jovem aprendiz. Os dois possuem semelhanças, porém são bem diferentes quando analisados.

Confira também:  Jovem Aprendiz Hotel Urbano 2018 - Vagas, Inscrições

O estagiário não é registrado CLT, e sua remuneração costuma ser bem diferente da bolsa auxilio recebida pelos jovens aprendizes. Os estagiários podem também cumprir uma carga horária de até 6 horas, e podem exercer hora extra quando desejarem.

jovem-aprendiz-registro-clt-2018

Jovem Aprendiz Remuneração

Além da remuneração, os cargos de estágio precisam atender a um nível de conhecimento. Por exemplo, se a pessoa está exercendo uma faculdade de engenharia, as empresas que trabalham com obras e este segmento podem contratá-lo como estagiário dentro de sua área.

Seu período de contratação, diferentemente do registrado CLT e o do jovem aprendiz, costuma ser de semestres, o mesmo não possui limite de idade para ser contratado. Outro quesito que os diferencia do programa o do vinculo empregatício com a empresa, é que a contratação de um estagiário não é obrigatória por nenhuma empresa.

Já as empresas de médio e grande porte, dependendo do numero de funcionários, são obrigadas a contratarem o jovem aprendiz, para inclui-lo no mercado de trabalho e fazer com que o mesmo tenha uma remuneração e experiência profissional.

Estas questões facilitam muito para jovens que ainda não sabem qual formação seguir, e quando os mesmos terminem a faculdade, já estejam preparados para assumirem cargos maiores. Esta é uma semelhança também que as pessoas estagiárias possuem, ambos os segmentos buscam incluir ao mercado de trabalho, tendo em vista as exigências de muitas empresas atuais no momento de contratação de colaboradores.

Confira também:  Jovem Aprendiz Kinoplex 2018 - Vagas, Inscrições

Mais Vagas de Jovem Aprendiz 2019

Confira também:  Jovem Aprendiz KPMG 2018 - Vagas, Inscrições

Comente em Jovem Aprendiz é Registrado CLT, é remunerado?

COMPARTILHE ESSA OPORTUNIDADE!:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *