Jovem Aprendiz SEBRAE 2024 – Vagas, Inscrições

SEBRAE Jovem Aprendiz 2024

Todo mundo sabe que o trabalho é importante para as pessoas. Além de proporcionar a subsistência das famílias, contribui para o alcance de sonhos, como viagens, compra de uma casa ou carro. De igual forma, o exercício do trabalho também influência na economia do país, melhorando a qualidade de vida de todos.

sebrae-jovem-aprendiz

SEBRAE Vagas Abertas

Nesse sentido, no intuito de regulamentar a atividade laborativa dos jovens, houve a promulgação da Lei nº.  10.097/2000, conhecida mais comumente como a Lei da Aprendizagem, pela qual, empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens entre 14 e 24 anos que queiram trabalhar, ou seja, é necessário destinar um limite de cotas nas vagas para este fim. Esta forma de contratação pode durar por até dois anos, ao passo que é assinada a CTPS do jovem, contando inclusive tempo de contribuição para fins previdenciários. Ademais, o jovem passa ainda por treinamento fornecido pela empresa, relacionando teoria e prática.

O objetivo desta lei é possibilitar melhores oportunidades de vida aos jovens mais carentes, contribuindo para a inclusão social, através do primeiro emprego, enquanto os empresários têm a oportunidade de formar novos profissionais.

Neste artigo trataremos do Jovem Aprendiz Sebrae, as vagas disponíveis no mercado e que medidas o jovem interessado precisa tomar para conseguir se candidatar a uma destas oportunidades.

Confira também:  Jovem Aprendiz BIC 2024 - Vagas, Inscrições

SEBRAE Vagas de Emprego

Em um primeiro momento cabe esclarecer o que é o Sebrae e o que ele faz. A sigla Sebrae significa, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma entidade privada sem fins lucrativos, que busca a promoção do desenvolvimento de seus colaboradores, dando apoio aos pequenos negócios brasileiros. Foi criado em 1972, com o objetivo de estimular o empreendedorismo, a competitividade, bem como a sustentabilidade das micro e pequenas empresas.

Há filiais do Sebrae espalhadas por todo o país, a fim de garantir atendimento a micro e pequenas empresas, desenvolvendo ações conforme as particularidades de cada região.

menor-aprendiz-sebrae-trabalhe-conosco

O Sebrae busca estimular o empreendedorismo e desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios por meio da educação empreendedora, capacitação dos empreendedores, acesso a novas tecnologias, educação financeira e articulação de políticas públicas que possibilitem o crescimento do mercado brasileiro. O atendimento é realizado de maneira individual ou coletiva, dependendo da situação. O Sebrae trabalha com o Setor da Indústria, Comércio e Serviços e Agronegócio.

Programa Jovem Aprendiz Sebrae 2024

Como já mencionado o Sebrae possui polos distribuídos por várias cidades do Brasil, ao passo que, cada instituição organiza o Programa Jovem Aprendiz Sebrae 2024 de maneira autônoma.

No Estado de São Paulo, por exemplo, são divulgadas cerca de 5 vagas em edital, contendo as regras do tramite. As inscrições podem ocorrer em diversos períodos, pois são abertos vários editais no decorrer do ano, dependendo da necessidade da empresa. Ademais o tempo de duração para a inscrição gira em torno de 14 dias, ou seja, duas semanas.

Confira também:  Jovem Aprendiz Tetra Pak 2024 - Vagas, Inscrições

O Sebrae de São Paulo possui parceria com o CIEE que consiste em uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de assistência social beneficente, educacional e cultural. Por isso, o processo seletivo é realizado em conjunto, sendo que a inscrição e a prova objetiva são realizadas de forma online. Após, os candidatos que atingirem as melhores notas são selecionados para entrevista.

O Sebrae do Estado de São Paulo abrange cerca de 465 municípios. Portanto, para saber se há alguma vaga disponível por perto, o jovem pode ter acesso a esta informação acessando o endereço eletrônico abaixo, onde poderá verificar os editais e as vagas em aberto.

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=Jovem%20Aprendiz.

Inscrições Jovem Aprendiz Sebrae 2024

Para participar dos certames em aberto o jovem aprendiz em potencial precisa ter entre 14 anos a 21 anos e 11 meses, estar cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou ainda, cursando o Ensino Médio (1º, 2º, 3º). Jovens formados, mas que ainda não ingressaram no Ensino Superior também pode participar. Por fim, este programa é destinado a jovens pertencentes a famílias carentes, por esta razão a renda per capita não pode ultrapassar o valor correspondente a 50% do salário-mínimo nacional vigente.

vagas-jovem-aprendiz-sebrae

Quanto à jornada de trabalho esta é de 06 (seis) horas diárias, normalmente das 09h00min as 15h00min ou das 11h30min as 17h30min, de segunda a sexta-feira.

Confira também:  Jovem Aprendiz Pão de Açúcar 2024 - Vagas, Inscrições Abertas

Além do salário, o qual é calculado sobre a hora de trabalho, o jovem aprendiz tem direito a auxílio-refeição, vale-transporte e assistência médica durante o tempo de duração do seu contrato de trabalho.

O programa Jovem Aprendiz Sebrae é uma importante porta de entrada para a vida profissional, possibilitando aos jovens mais carentes a oportunidade de trabalhar em empresas de médio e grande porte e quem sabe construir uma carreira de sucesso dentro destas organizações. Tal prática visa melhorar a condição de vida dos brasileiros através da facilitação do acesso ao primeiro emprego.


Veja Como Funciona:

Para maiores informações acesse o site do SEBRAE pelo seguinte endereço: www.sebrae.com.br.

Comente em Jovem Aprendiz SEBRAE 2024 – Vagas, Inscrições

COMPARTILHE ESSA OPORTUNIDADE!:



*Algumas vagas podem estar encerradas, você deve confirmar diretamente no site de cada empresa se existem novas vagas abertas.
Redação Empregos e Carreira Nossa equipe de redatores é especializada em Empregos e Carreira e fornece um conteúdo de alta qualidade para quem deseja conseguir sua primeira vaga de emprego como Jovem Aprendiz. Separamos as principais empresas que oferecem vagas para Menor Aprendiz para você enviar o seu currículo. Desejamos boa sorte nessa nova jornada profissional e que você tenha uma carreira brilhante pela frente.
Deixe seu comentário